Consultora-de-Imagem-Com-Armario-Capsula-Fotografia-Marca-Pessoal

O que vestir numa sessão de fotos para marca pessoal?

Decidir o que vestir em tua sessão de fotos de marca pessoal pode parecer uma tarefa super estressante, para dizer o mínimo! 

“O que fica bem?” 

“Será que fiz a escolha certa?” 

“Quantas peças de roupa devo levar?”

Essas são apenas algumas das inúmeras perguntas que podem surgir durante este processo, mas calma. Respira fundo que, assim como qualquer outra parte da sessão, este também pode – e deve – ser um momento prazeroso e criativo! 

Para ajudar-te a otimizar a escolha dos looks, conversei com a consultora de imagem Dora Rebelo (@dorarebelo_ic) que generosamente compartilhou suas principais dicas para planear as roupas não só para uma sessão de fotos, mas para qualquer evento que nos tire da zona de conforto. Eu também adicionei meu conselho no final, com um ponto de vista de uma fotógrafa. Espero que gostes!

Conselhos da Dora

É muito comum a sensação de não termos nada para vestir que antecede algum evento especial fora da nossa rotina.

Como ultrapassar esta sensação, escolhendo um ou mais looks poderosos no nosso armário sem ter necessidade de sair para comprar roupa nova?

1 – Certifica-te que conheces o dress code do evento, caso exista

Se o evento tiver dress code a primeira coisa a fazer é identificar as diretrizes. Calma isso não significa que tenhas de estar desconfortável! Encontra uma forma de continuares a ser tu respeitando o dress code. Por exemplo, pela cor que escolhes para algum detalhe do look, algum acessório especial, os sapatos há sempre forma de nos vestirmos de nós dentro de um dress code não deixando que o mesmo nos anule.

2 – Como te queres sentir durante o evento?

Esta questão é muito importante na hora de escolheres as peças a usar. De certeza que há peças que te fazem sentir mais confiante, outras mais sexy, outras mais calma. Define a tua intenção e constrói o look com base nisso.

E no caso particular de uma sessão de fotos no exterior?

Neste caso há alguns fatores extra a ter em conta:

  1. a) Pensa no contraste que vais fazer com o cenário, ir de verde ou castanho para uma sessão no meio da floresta pode não ser boa ideia
  2. b) Para poderes construir looks diferentes de forma simples aposta em levar vários acessórios (brincos, lenços, cintos). Terceira peça: 1 blazer e um casaco de ganga podem transformar bastante o mesmo look base. O mesmo acontece com sapatos e malas, levar 2 modelos de cada pode ajudar na hora de criar novidades nas fotografias.
Mulher vestida com calças castanho e blusa preta, para mostrar a combinação de cores com o ambiente a sua volta (árvores em tons de outono), criando harmonia visual na foto.

O mais importante em qualquer evento é que te consigas divertir e esquecer a roupa que levaste no sentido que não te incomoda e te faz sentir bem e especial.

Idealmente se conseguires construir um armário funcional só com peças que te façam sentir bem encontrarás mais facilmente looks para todas as ocasiões sem esforço e o ato de vestir passará a ser bem mais divertido seja qual for a ocasião.

Meu Conselho 

Conecta com a tua identidade

Estudos mostram que leva menos de um segundo para as pessoas formarem uma opinião acerca de ti, e as roupas que vestes diz muito às pessoas sobre quem tu realmente és. Entretanto, para que possas ser visto como a melhor versão de ti mesmo, e do teu negócio, é preciso que tu saibas QUEM tu és.

Queres parecer criativo? Acolhedor? Descontraído? Profissional? 

Reflete acerca dos adjetivos que queres ter associado à tua marca e também de como, na tua opinião, isso pode ser representado no teu visual. 

Você quer ser visto como a melhor versão de si mesmo, então pense nas roupas que fazem você se sentir e ter uma aparência melhor, e também o que você quer que as pessoas pensem de você. Você quer parecer criativo? Diversão? Maleável? Profissional?

Planeamento é tudo

Se pudesse destacar apenas uma coisa da conversa que tive com a Dora ao vivo no Instagram (podes conferir a Live completa, clicando aqui), é que o planeamento realmente é o nosso melhor amigo. Pensar nos looks com antecedência e de fato vesti-los, tirar uma fotografia com o telemóvel, experimentar diferentes camadas, de certeza fará total diferença no dia da sessão de fotos. 

Dessa forma terá uma coisa a menos para se preocupar pois já pode ver se está tudo ok, se as peças caem bem, e se era aquilo que realmente tinhas em mente.  De certeza que vais sentir-se mais confortável com aquilo que escolheu, e podes até partilhar os looks com o fotógrafo para ter uma segunda opinião (adoro ajudar nesta parte!)

 

Busque flexibilidade sazonal

Apesar do ano ter 4 estações, não necessariamente vais fazer uma sessão de foto para cada estação. Para conseguir otimizar o uso das tuas fotografias, por pelo menos 6 meses, certifique-se de tens um equilíbrio entre looks sazonais mais neutros (calças de ganga com t-shirt e blazer, pode ser um look usado em grande parte do ano). 

Para os sazonais, o truque dos acessórios é sempre uma boa opção – um cachecol facilmente pode trazer algo de outono-inverno para uma foto; assim como um chapéu traz aquele toque de verão! 

Dessa forma as imagens ficarão menos marcadas e podes ter mais longevidade no teu marketing. 

 

Na fotografia a nutricionista usa uma roupa leve que pode ser utilizada em diversar estações do ano, por isso é ideal para a sessão de fotos para marca pessoal
Nesta fotografia, feita durante a primavera, as cores e peças de roupa combinam também com o outono.
Na fotografia, a nutricionista usa uma roupa leve que pode ser utilizada em diversar estações do ano, por isso é ideal para a sessão de fotos para marca pessoal

Espero que tenhas achado úteis essas dicas de armário para a sessão de fotos da tua marca. Se quiseres saber mais sobre como trabalhar com a Dora, podes contatá-la via Instagram @dorarebelo_ic (super recomendo!). Se quiseres trabalhar comigo como tua fotógrafa de marca pessoal, podes descobrir tudo sobre como reservar uma sessão de fotos comigo aqui.

Obrigada por leres, até a próxima!

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest