Criar curso online

Como criar um curso online (quase) de graça!

Então queres tirar do papel aquela ideia de criar um curso online, e colocar para vender, mas tens um orçamento bem pequenino para fazer acontecer? Chegaste ao lugar certo!

Hoje vou partilhar contigo 8 ferramentas gratuitas e de baixo custo para criar cursos online.

É fácil ficar à espera do “momento perfeito” para criar e vender um curso online. Sabe aquele dia em que acordas e de repente te dás conta de que a tua agenda está abarrotada de clientes e, para além disso, tens tempo e faturamento de sobra para gastar? Pronto, aí está o tal “momento perfeito”.  

Bom, cá entre nós, eu não acredito que este tal “momento” exista, e nem que tu tenhas que esperar por algo similar para criar um curso online. Mas, acredito sim que podes lançar o teu próprio curso sem precisar investir o equivalente a uma produção de Hollywood. 

Então, hoje vou partilhar algumas das ferramentas gratuitas e de baixo custo que tu podes usar na criação do teu curso online.

 

Ferramentas para criar o seu curso online:

 

1. Udemy ou Hotmart: plataforma para hospedagem e distribuição do teu curso

Ambas são plataformas que possibilitam a hospedagem de diversos materiais do curso (incluindo PDF, vídeo, áudio e muito mais), assim como a sua venda e acesso instantâneo aos teus fundos. 

Não é preciso fazer nenhum investimento inicial para hospedar o curso, entretanto ambas as plataformas vão cobrar uma taxa sobre a venda final. 

Apesar de parecerem muito similares, uma grande característica distingue as duas. 

Enquanto a Udemy funciona como marketplace, e oferece cursos online para todos os visitantes do site, na Hotmart tu não encontras  cursos online em display para comprar. A Hotmart trabalha com o modelo B2B ou seja, ela reúne produtores e afiliados.

Minha dica aqui é: se não queres te preocupar com absolutamente nada acerca da divulgação e o teu curso NÃO possui nenhum tipo de personalização, vá para a Udemy. Agora, se queres fazer um formato híbrido, como programa de mentoria, ou algum tipo de assinatura, aí a Hotmart poderá te atender melhor.  

 

2. Canva: ferramenta gratuita para design dos teus materiais

Contratar um designer profissional para fazer os materiais do teu curso online, pode custar em torno de 200-1000 euros (a depender da quantidade de conteúdo e horas necessárias), mas se estiveres disposta(o) a dedicar o teu próprio tempo, o Canva será o teu melhor amigo!

Com ele podes facilmente criar ilustrações, e-books e até fazer pequenas animações em vídeo. 

A versão gratuita é perfeita para criadores de cursos online sem marca, pois oferece uma variedade de sugestões de layout e fontes com as quais você pode brincar. Mas não se preocupe se você já investiu em uma identidade de marca (logotipo, cores de marca, fontes e texturas), você pode reunir tudo isso facilmente usando o Canva for Work.

Isso é perfeito para criadores de cursos on-line que ficam felizes em fazer um pequeno DIY de marca.

 

3. Elementor: construtor de páginas WordPress acessível (e fácil!). 

Já tem um site WordPress e quer hospedar seu curso online lá? O plugin Elementor Pro é um construtor de páginas WordPress de arrastar e soltar bastante intuitivo e que vem já com alguns templates prontos. 

Ele tem uma versão básica gratuita que podes instalar para experimentar, mas recomendo fortemente a versão paga pois há mais possibilidades de widgets como formulários, galerias e pop ups, para além de outros templates exclusivos e suporte. Tudo isto por uma assinatura anual bastante acessível. 

Desta forma poderás economizar bastante, não precisando contratar um web designer para fazer a landing page do teu curso, por exemplo. Com um pouco de tempo e boa vontade, consegues fazer sozinha(o), inclusive foi assim que fiz a primeira versão deste site.

 

4. Imovie ou Windows Movie Maker: para editar vídeos 

Não tem escapatória, em algum momento terás de fazer a edição dos vídeos do teu curso, 

Vídeos são uma ótima maneira de fornecer  informações aos alunos do teu curso online, pois agarram a atenção e proporcionam dinamismo de aprendizagem com recursos visuais e de áudio.

Se preferires, não precisas de montar o curso por inteiro em vídeo, podes ter a maior parte do material e áudio ou até mesmo incluir uma pasta de trabalho com pdfs para download. Mesmo assim, sugiro fortemente que inclua um vídeo de vendas, apresentação geral e encerramento de cada módulo. 

As duas opções mais conhecidas de softwares gratuitos para a edição de vídeos são o Imovie (Mac) e Movie Maker (PC). Se queres uma solução simples, apenas para fazer alguns cortes no teu vídeo, estas opções não tem erro. 

Agora, se queres dar um passo à frente e ter mais recursos de edição, podes experimentar o Camtasia. Ele é uma ótima ferramenta para criar vídeos, pois permite gravá-los e editá-los para parecerem vídeos filmados profissionalmente. Podes usar o Camtasia para gravar as apresentações em Powerpoint dos teus webinars, por exemplo. Embora este seja um serviço pago, tu podes fazer uma avaliação gratuita de 30 dias. 

 

5. Vimeo: Hospedagem de vídeo gratuita.

Agora que tens os teus vídeos filmados e editados, precisarás de um sítio para hospedá-lo. Neste momento podes estar a pensar em colocar tudo no YouTube como não listado, mas tenho outra sugestão para ti. O Vimeo é uma ótima plataforma de hospedagem de vídeo (fortemente usada por publicitários e profissionais do audiovisual), com opções gratuita e paga que te permitem fazer upload, hospedar e compartilhar vídeos em HD de alta qualidade. 

A maior vantagem é que, depois que os teus vídeos forem carregados no Vimeo, podes partilhar o link ou incorporá-los ao seu site para que apenas os participantes pagantes tenham acesso aos vídeos do teu curso online.

 

6. Ring Central: reuniões online e webinars gratuitos 

Existe algum elemento que precise de reuniões ao vivo no teu curso online? Encontros ou mentorias ao vivo todos os meses, por exemplo? Ou estás a planear usar webinars gratuitos para promover o curso? O Ring Central tem uma opção gratuita e paga que permite hospedar chamadas ao vivo sem limites de tempo. É uma ótima alternativa ao zoom, pois sua versão gratuita permite reuniões ilimitadas para até 100 participantes. 

Isto é perfeito para criadores de cursos on-line que desejam promover sua oferta com uma série de webinars gratuitos ou chamadas ao vivo, e Ring Central é a plataforma que uso para as minhas próprias sessões de auditoria. 

 

7. Mailchimp: ferramenta gratuita para e-mail marketing

MailChimp permite que tu mantenhas contacto com os participantes do teu curso online. Podes informá-los de updates ou novos recursos que tenhas inserido no curso. Para além disto, apesar de muitos apostarem somente nas redes sociais, o email marketing ainda se mostra uma opção muito eficiente para a conversão de clientes, pois promove uma conversa mais próxima com a pessoa que está do outro lado da tela. 

 

8. Telegram: comunicação mais direta e exclusiva

Agora que tens tudo pronto, é hora de aproximar-se ainda mais com a tua audiência, criando um vínculo exclusivo. Para isso, podes utilizar o Telegram, que te permite criar grupos com até 200 mil membros, utilizar recursos tipo enquete e mensagens fixadas. Todos estes recursos tornam o aplicativo ideal para uma comunicação contínua com os participantes do teu curso, assim como criação de listas de espera e canais com leads. 

Dica bônus para quem quer economizar!

Se não tem uma câmera profissional veja 7 dicas que preparei para gravar seus vídeos com qualidade pelo smartphone mesmo.

Espero que tenhas gostado destas dicas e ferramentas gratuitas para criar um curso online!

Quer aprender mais?

Então assiste a esta aula gratuita e começa hoje a planear o teu próprio curso online:

“5 passos simples para criares um vídeo com efeito WOW, que atrai bons clientes”.

Partilhe este post