Musicista tocando piano em home estúdio

Como Escolher um Fotógrafo de Marca

Então estás a procura de um fotógrafo de marca pessoal? Maravilha! Mas não sabes por onde começar? Tenho dicas para ajudar-te nesta escolha!

Escolher o fotógrafo certo é um fator de EXTREMA importância para o sucesso das tuas fotos. Afinal, independente dos diferentes processos de trabalho, valores e tempo investidos, só vão restar as fotografias e tudo que queres é poder olhar as imagens com orgulho e dizer “Sim, sinto-me INCRÍVEL, esta foto realmente captou a essência do meu negócio”.

Com tantos profissionais da fotografia a oferecer este tipo de serviço, como saber se escolheste o certo? Considere este o teu manual sobre o que ter em mente na hora de contratar o teu “par fotográfico”.

Conheça o portfolio

Independente do negócio de que tenhas, deves sempre escolher alguém com quem identifique-se e que o portfolio seja adequado para as tuas necessidades fotograficas.

Antes de contratar, dê uma olhada trabalho existente do profissional em mente pergunte-se: “Posso ver este(a) fotógrafo(a) me capturando (meu produto, loja ou empresa, dependendo) no meu melhor? Ele adapta-se bem ao que estou procurando? ”. Às vezes a resposta vem de forma muito objetiva e técnica, mas na maioria das vezes é um sentimento. Isto porque, mesmo quando se trata de fotos para negócios, que a princípio pode parecer algo frio pouco subjetivo, algumas imagens vão tocar-te de forma que não saberá ao certo explicar o que te atrai nela, a conexão simplesmente acontece.

A conversa tem que fluir

A seguir, busque aquilo que já foi dito sobre aquele fotógrafo e acompanhe as redes dele para ver de te identificas. Criar fotografias brilhantes é um processo à dois; é preciso conversação, cooperação e, acima de tudo, confiança. Portanto, sentir-se bem ao se relacionar com seu fotógrafo(a) é essencial. Podes experimentar conversar um pouco com ele(a) sobre ti , tua empresa, o que te inspira e o que queres passar, se o(a) profissional não perceber-te, acredite, isso vai refletir nas fotografias.

Fotografia de marca para Musicista tocando piano em home estúdio
Fotografia de branding pessoal para a musicista Fátima Teixeira, em Sintra – Portugal

Também é muito importante que encontres um(a) fotógrafo(a) que seja tão apaixonado(a) por pessoas quanto por fotografia! Para conseguir capturar aquele brilho no olhar que todos amam, é preciso ter um! Recentemente uma cliente disse-me que quando estou a fotografar sou incassável, sempre animada a dar as direções mais mirabolantes, topar todas as ideias, e que isso a fez ficar ainda mais confiante para a sessão. E para mim, se envolve pessoas tem de ser assim. Não estou ali simplesmente para apertar um botão, estou para contar uma história, para conhecer a pessoa que estou a retratar. Tem de ser trabalho com paixão!

Avalie o teu orçamento

Depois, há a questão do investimento. Obviamente, todo a gente tem um orçamento, tu podes ter encontrado o fotógrafo perfeito, mas se o preço dele implicar em ter de apanhar um empréstimo, talvez desta vez simplesmente não seja viável. Entretanto, recomendo que consideres o que foi dito aqui antes de perguntar os valores. Julgar apenas pelo preço pode resultar numa má experiência com um resultado que vai deixar-te insatisfeito. Julgue o fotógrafo(a) da tua marca pessoal consoante a adequação para criar fotos incríveis para ti e se ele(a) é alguém com quem podes divertir-se muito! Só assim, encontrarás o teu par fotográfico.

Vamos conversar! Estás interessado(a) em descobrir como fotos autênticas podem ajudar a elevar o teu negócio e a conectar-se com os teus clientes ideais? Entre em contato! Reserva aqui a tua chamada de consulta sem compromisso!

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest