Jacinta-Viana-fotografia-empreendedora

5 páginas do site para tuas fotografias de marca

Com tantas fotos após uma sessão de fotos, qual devo escolher para o site?! Aqui estão 5 lugares em teu site onde deves usar as fotos da tua marca.

Yes! Acabaste de fazer a tua sessão semestral de fotografias de marca e agora tens uma grande galeria de imagens exclusivas para utilizar nos próximos meses. Mas… onde exatamente deves usá-las? Há tantas fotos, qual devo escolher?!

O Instagram e as redes sociais sempre parecem ser o local padrão para compartilhar as fotos de marca. Entretanto, acredito que fazer fotografias de marca apenas com o propósito de “ter um feed arrumadinho” é um grande desperdício! É claro que redes são um importante canal de comunicação e vendas mas, se queres crescer o teu negócio, existe todo um universo digital a ser explorado – e é exatamente aqui que as fotografias da tua marca entram! Elas serão as verdadeiras responsáveis por ilustrar toda a tua presença digital.

E por onde deves começar? Na tua própria casa digital: o teu site!

Sem mais delongas, aqui estão 5 lugares em teu site onde deves usar as fotos da tua marca. Se precisares de um pouco de inspiração, também incluí capturas de tela de alguns dos sites dos meus clientes onde eles usaram suas próprias fotos de marca.

1- BANNER NA HOME

Um pouco óbvio, certo? Esta é a PRIMEIRA coisa que as pessoas veem quando acessam o teu site, e como já deves saber, a primeira impressão é a que fica. Queres que a primeira impressão seja de uma fotografia genérica ?! Claro que não!

A primeira coisa que deves comunicar aos olhos dos teus potenciais clientes és especial, que trazes algo único para a mesa.

Dependendo da tua área, o tipo de foto que deves usar aqui pode variar. Aqui estão algumas ideias para começar:

  • Mentoria e serviços: uma foto tua a trabalhar com um cliente ou uma foto que demonstre a tua personalidade
  • Serviços baseados em localização: uma foto do teu escritório
  • Produtos: uma foto de uma coleção dos teus produtos ou uma foto de bastidores do teu processo criativo
  • Negócios online e digitais: uma foto tua com um portátil ou enquanto trabalhas em teu escritório

 

Um exemplo de fotografia de marca para o banner na home do site da mentora para empreendedores Camila Leite

Fotografia de Marca para Banner na home do teu site

2- PÁGINA DE OFERTA

As pessoas querem comprar de VOCÊ, não de algum site aleatório que encontraram. Independentemente de teres um negócio baseado em produto ou serviço, você deve incluir as tuas fotos personalizadas de marca aqui! Este não é o lugar para usar fotos genéricas que se misturam com toda a gente.

Os tipos de fotos que usas aqui podem ser semelhantes ao que você exibe na seção principal da tua página inicial. O segredo é: não use a mesma foto. Se tinhas uma foto tua a trabalhar com um cliente na página inicial, não inclua a mesma imagem (ou até o mesmo cliente) na tua página de oferta. Isso pode levar um potencial cliente a acreditar que estás apenas começando ou que a tua base de clientes é demasiado pequena.

Não é isso que queremos aqui – queremos que as pessoas confiem que TU és o/a especialista.

POSICIONAMENTO: este é o principal motivo pelo qual fizeste uma sessão de fotos da marca em primeiro lugar! Tu tens uma galeria inteira de fotos para usar. Usa um “modelo” de cliente diferente ou mostra um aspecto diferente do teu negócio aqui.

As fotos abaixo foram escolhidas para compor a sessão de oferta do site de Jacinta Viana que ajuda mulheres negras a passar pela transição capilar.

Fotografia para Marca para página de oferta

3- FOTO DE MARCA PARA A TUA PÁGINA SOBRE

Ok, esta aqui dispensa explicações. Esta página é 100% sobre ti e a história por de trás do teu negócio, portanto deves usar uma foto tua.

Aqui as possibilidades são mais flexíveis e vão muito de acordo com a personalidade que a tua marca transmite. Abaixo, dou-te 3 sugestões (podes inclusive usar as 3 em conjunto):

  1. Uma foto “Headshot” tua: Certifique-se de que estás olhando para a câmara, sem óculos de sol, ou acessórios demasiado distrativos, e escolha uma foto tirada da cintura para cima. Isso realmente permite que seu visualizador conecte-se contigo.
  2. Uma foto tua a trabalhar: Isso fortalece a tua autoridade.
  3. Uma foto divertida: O céu é o limite e aqui é o melhor sítio para explorar este tipo de foto! Não precisa ser da cintura para cima, pode ser de corpo inteiro ou uma foto com muito ambiente incorporado. Gostas de vinho, sorvete, longas caminhadas no parque? Podes explorar os teus hobbys e permitir que o teu cliente conheça o teu lado mais humano. Tens um cão ou sente-se confortável exibindo a tua família? Manda bala! Aqui estas fotos serão super bem recebidas.

 

Essa é a foto escolhida da advogada de direito civil e empresarial Cláudia Santos Neves na sessão de sobre de seu site. 

Fotografia de Marca para apresentação

E essa criamos para o professor de música Paco Nabarro que ajuda pessoas por todo o mundo a aprender e aperfeiçoar seus talentos musicais.

Fotografia de Marca para professor de música

4- O TEU BLOG

Se escrever regularmente no blog, este é um ótimo lugar para usares as tuas fotos de marca. Aqui podes fazer uma espécie de “combo” numa postagem informativa, espalhando diversas fotos que ajudem a contar a história ou visualizar aquilo que estás a dizer (fotos detalhadas, closes, fotos em que tu não és o foco) ao longo da postagem.

Se for uma entrevista no blog, coloque uma foto tua e uma pequena biografia na parte inferior para que as pessoas possam conhecê-lo como o anfitrião.

Abaixo o exemplo de uma das fotos feitas para a consultora de imagem Dora Rebelo.

Ah! Se usas o Pinterest, não te esqueças de usar as fotos da tua marca para criar imagens e gráficos de pins.

Fotografia de Marca para blog

5 - CONTACTO

Parabéns, conquistaste um potencial cliente! O visualizador do seu site navegou por todas as páginas, viu as informações que precisava, assim como as lindas fotos tuas e do teu trabalho espalhadas por toda parte, e agora ele está pronto para entrar em contacto.

Vamos em frente e jogar a tua cara nesta página para que as pessoas possam conectar-se contigo enquanto preenchem o seu formulário de contacto.

Para esta foto, certifique-se de que seja outra em que tu estás a olhar para a câmara. O ideal é usares uma foto da cintura para cima aqui também.

Yes! Chegamos ao fim e estas são minhas 5 principais recomendações de lugares em teu site onde deverias usar as tuas fotografias de marca. Se ainda precisar de fotos da tua marca, entra em contacto comigo.

Se gostaste desse post também vai gostar desse: 15 tipos de vídeo marketing para negócios

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest